Lidiane Dutra

Lidiane Dutra é formada em Artes Visuais e atua como professora de artes e ilustradora freelancer no Rio Grande do Sul, onde vive. Nas suas obras, a figura feminina é fundamental, representada a partir de um olhar feminista e relacionada aos signos da natureza e da mitologia, desconstruindo o olhar masculino presente na forma passiva como as mulheres foram representadas durante toda a história da arte: “Ser mulher e representar outras mulheres é uma forma de descolonizar o olhar do espectador de um ponto de vista patriarcal.”

Ela compartilha sua arte na FanPage e em seu Site, onde divide com o público o seu processo criativo e registra os eventos e exposições que participa, além de ter uma loja online no Colab55.

Lidiane Dutra 9

Quando você começou a fazer arte? Quais as motivações para esse início?

Desenho desde criança, sou licenciada em Artes Visuais, mas comecei a trabalhar comercialmente com ilustração a partir de 2011, após receber propostas de encomendas de clientes que viam as produções que eu colocava no blog, e também após criar minha primeira loja virtual.”

Quais as suas inspirações? 

Minha maior inspiração para levar meu trabalho a sério foi a pintora e retratista norte-americana Sylvia Ji, e as brasileiras Fernanda Guedes, Sabrina Eras e Nanda Corrêa.”

Lidiane Dutra 6

Qual a relação da arte na sua vida? Como ela te influência e como você quer influenciar os outros com ela?

A arte é minha profissão, e isso molda todo o restante da minha vida. Sou professora de artes, pesquisadora sobre a linguagem do desenho (com uma dissertação de mestrado a respeito da relação entre desenho e educação ambiental), além de trabalhar como designer, diagramadora e ilustradora freelancer. Então a influência da arte vai desde a criação do projeto gráfico de um livro, até a elaboração de uma série de pinturas. Quero que o público entenda que arte é trabalho, requer estudo e dedicação, e uso minha vivência para reforçar isso.”

Lidiane Dutra 11

Lidiane Dutra 13

O que você representa na sua arte?

Represento basicamente a figura feminina, é uma forma de colocar todas as mulheres que estão em mim na forma de ilustração. Relaciono essas mulheres com figuras da natureza, da cultura pagã e da mitologia. Gosto de dar ênfase para o olhar, a janela da alma, pois ao longo da história a mulher é quase sempre representada como espectadora passiva. Sempre tento subverter essa ordem, mostrando figuras que encaram o espectador.”

Lidiane Dutra 3

“Ser mulher e representar outras mulheres é uma forma de descolonizar o olhar do espectador de um ponto de vista patriarcal. É tomar cuidados que muitos artistas homens não tomam como, por exemplo, não sexualizar a figura, não lançar mão de nudez desnecessária, não acionar gatilhos.”

Lidiane Dutra 4

Que técnicas você usa para criar?

Utilizo técnicas tradicionais de pintura e desenho, como aquarela, lápis de cor e lápis grafite. Moldei meu estilo ao longo dos anos, e já sistematizei os códigos e símbolos mais frequentes, como luas crescentes, olhos marcantes, uso de elementos da natureza e preferência por retratos.”

Lidiane Dutra 12

Lidiane Dutra 10

Sua arte tem alguma relação direta com ser mulher?

Sim. Ser mulher e representar outras mulheres é uma forma de descolonizar o olhar do espectador de um ponto de vista patriarcal. É tomar cuidados que muitos artistas homens não tomam como, por exemplo, não sexualizar a figura, não lançar mão de nudez desnecessária, não acionar gatilhos.”

Sua arte dialoga com alguma ideologia, política ou tem alguma relação militante?

Sim. Sou feminista e acredito que mulheres produzindo arte já constituem um ato político por si só, principalmente se há muito de si própria naquilo que se faz.”

Lidiane Dutra 2

Você se vê dentro de alguma cena artística?

Tenho apoio de alguns setores culturais da cidade, já fui convidada para expor 4 vezes em diferentes locais, mas meu grupo maior é na internet, onde participo de vários projetos, como: Sketchbook Mochileiro, Elas por Elas, Girls Video Lab, Girls Artist Gang, dentre outros.”

Você vive da arte que faz?

Sim.”

Lidiane Dutra 8

Você sentiu alguma dificuldade ao se inserir na arte por ser mulher?

Com certeza, principalmente morando numa cidade do interior, onde a cena é bastante machista, várias vezes precisei provar que era capaz. E na internet sempre tem os trolls, que entram no blog para dizer que eu não sei sobre o que estou falando, ou para me ensinar a fazer meu próprio trabalho.”

Lidiane Dutra 5


Siga a Artista!

https://www.facebook.com/lidydutra.fanpage/

www.lidydutra.com

https://www.colab55.com/@lidydutra

Lidiane Dutra 7

Anúncios

Um comentário sobre “Lidiane Dutra

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s